fbpx

Como a mulher pode ter melhor aproveitamento no trabalho!

Para ter melhor aproveitamento do seu trabalho é fundamental que você aprenda como lidar com o estresse. É preciso descobrir como se originou planejar um plano de ação para não deixar ele te dominar.

Ao meu ver a mulher sempre foi o centro do universo, no seu aspecto afetivo, acolhedor, reparador e principalmente na sua criatividade de lidar com seu mundo interno e externo. Todavia com o passar dos anos suas responsabilidades aumentaram. Além das questões familiares a sua capacidade de criar e multiplicar, expandiu para as múltiplas funções na Era da modernidade, principalmente no âmbito profissional. Assim, hoje a mulher tem que saber manter uma harmonia entre todos os seus núcleos. Familiar, Emocional, Físico, Pessoal, Espiritual(independente da crença) e Profissional. Vale lembrar que hoje a maioria das mulheres são chefes de família e precisam além de oferecer o suporte emocional manter a renda familiar. Contudo, como fazer isso sem deixar que o estresse e fatores emocionais pelo o acúmulo de informações tome conta e possa colocar por água baixo um projeto de vida, um sonho, sucesso no âmbito profissional?
Mas o que seria o Estresse? Infelizmente as pessoas confundem cansaço físico com estresse.
O cansaço físico pode ser superado com massagens, descanso, etc.
O estresse é algo mais profundo é um cansaço mental, uma aceleração nos pensamentos, principalmente os negativos. Autoestima baixa, cobranças internas, insegurança, dificuldades para lidar com as emoções, etc.
Saber entender e compreender a origem do seu estresse é o passo número 1 para lidar com ele. Quando entendemos as situações que produzem estresse passamos a entender o próprio desgaste psicológico e dominar suas emoções e não ser dominadas por ela.
Vale ressaltar que existem dois tipos de estresse:
Eustress: Esse é o positivo, pois nos impulsiona a lidar com as situações de riscos e seguir em frente. Vamos para a ação.
Distress: Esse é o estresse negativo e devemos ficar atentas. Este tende a nos paralisar diante de uma situação de conflito gerando até mesmo doenças psicossomáticas.
A mulher precisa entender e respeitar que não precisa ser PERFEITA em todos os papéis e sim lidar com todos eles a modo que se sinta tranquila e feliz. Ter a clareza que se dará melhor com algumas atividades que tem mais facilidade é fundamental. Essa escolha te ajudará a mostrar sua melhor versão e pode tirar de si um grande peso das costas. É importante salientar que não daria tempo e muito menos energia psíquica para ser completa em todas as funções. Essa é a beleza do ser humano, sermos seres únicos onde todos possam contribuir para todo o universo com sua melhor habilidade. Assim escolher uma atividade profissional que lhe proporcione prazer é 90% do caminho andado para ver seu sonho ser realizado.
É comum perceber que o acúmulo de tarefas, a pressão interna em querer fazer tudo ao mesmo tempo e dar conta de tudo, bem como o excesso de pensamento pode levar a mulher ao estado de tensão grave, ocasionando o estresse. Assim aprenda a delegar.
Vale salientar que o pensamento começa a tomar conta da sua mente na medida em que você não coloca em prática suas ideias. Assim ao pensar em algo, crie um plano de ação e coloque em prática, para que seu pensamento e energia psíquica sejam melhor aproveitados. Esse movimento pode te levar a sensação de realização e não de tensão ou a sensação não consigo fazer nada.
Quando definimos nossas prioridades e avaliamos o que deve ser levado ou não em consideração no momento atual é uma grande sacada. Descobrir o que é mais importante para si e o que realmente lhe proporciona paz e prazer é fundamental para encontrarmos a harmonia e administrar o estresse, principalmente na sua carreira.
Para que você encontre essa harmonia e comece a lidar com seus stress lembre-se que ao se deparar com momentos difíceis o avalie o que vai fazer com ele e o priorize suas ações.
Existem três maneiras para enfrentar suas dificuldades e dependendo da sua escolha pode gerar ou não estresse na sua pessoa. São elas:Superar , enfrentar ou conviver com o problema. É nesse momento que você escolhe o que menos vai te afetar emocionalmente.

Para que isso seja possível segue algumas dicas que se forem praticadas diariamente você pode ter sucesso na sua vida profissional e em todos os seus aspectos.
1- Seja flexível com você. Confronte seus pensamentos e emoções, entre em contato esse exercício pode lhe ajudar em suas tomadas de decisões.
2-Foque na solução e não no problema.
3- No trabalho saiba lidar com as diferenças de personalidade. Somar competências pode lhe ajudar a se manter atualizadas e dividir tarefas, o que pode levar melhor produtividade.
4-Invista na qualidade de vida. Perceber o mundo de forma positiva e tirar proveito de toda situação negativa como forma de aprendizado.
5- Ter um planejamento diário, semanal e mensal, incluindo prática podem te ajudar na sua produtividade e consequentemente melhores resultados.
6-Valorize seu tempo e energia psíquica, evita coisas desnecessárias. Para isso o reflexão e o planejamento pode ser essencial para fazer sua melhor escolha .
7-Seja “descontrolada”. Tudo que você controla, tende a descontrolar quanto estiver tomada por uma emoção. Assim vale lembrar que por mais que quiséssemos não conseguiremos controlar tudo e a todos, algo que pode gerar muito estresse caso não tenha essa consciência. Assim, confie mais em você, se policie nos seus pensamentos, nas suas ações, transforme o seu interno. Compreender, entender e respeitar o espaço do outro pode lhe ajudar na sua vida profissional e uma vida mais tranquila.
8-Procure simplificar sua vida, sendo objetiva e colocando metas menores diariamente. O mais importante é o processo e os recursos que você vai utilizar para te levar ao sucesso.
9-Desacelere: saber administrar seu tempo é fundamental. Organiza melhor seus horários e tarefas do cotidiano como ver o email, redes sociais e até mesmo ligações.
10-Invista no seu lazer e prazer. Assim, harmonia estará presente e terá uma válvula de escape no dia a dia.
11-Viva seu aqui e o agora. 90% do que você pensa não vai se concretizar, então viva seu momento como se fosse o último e avalie todos os resultados. Seu futuro é resultado do que você faz hoje.
12-Aprenda a dizer Não. Saber colocar regras e limites na sua vida é fundamental.
13-Agradeça e celebre: Reconhecer suas conquistar e encontrar novas soluções para os “fracassos” te ajudará elevar sua autoestima.
14-Agradecer a você mesma e os outros pode lhe proporcionar sensação de bem estar e conquistas, sentimentos favoráveis para manter uma rotina saudável.
15- Invista no seu autoconhecimento.

Fernanda Farias
Psicologa e Coach.
CRP 06-73870
Há 14 anos ajudando as pessoas nos processo de transformação, há 5 anos tem um programa que atende pessoas no processo de transição para o Exterior ou retorno ao país de Origem. Agende sua consulta de Coach Gratuita

11 962304168 Meu Whatsapp

Ou pelo e-mail contato@fernandafariaspsicologa.com.br

www.psicologafernandafarias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *