fbpx

Como administrar melhor seu tempo

É muito comum as pessoas acharem que administrar o tempo é ficar atento e controlá-lo 24 horas. Contudo, o grande objetivo desse texto é dizer que o mais importante é que você consiga realizar todas as suas tarefas de maneira disciplinada, o que te levará a realização da mesma de maneira organizada, ordem de importância e eficácia.
Você deve estar se perguntando qual a importância de otimizar seu tempo no seu dia a dia. Por mais que a resposta seja conhecida, que é facilitar sua rotina e principalmente trazer mais qualidade de vida , deixamos de lado esse fator. O fato de estarmos acostumados a uma rotina mais estressante, acreditamos que isso é sinônimo de muito trabalho, o que não é verdade.
Assim, abaixo segue algumas dicas para te ajudará a ter um dia com mais produtividade o que te levará a uma vida com mais leveza e eficácia.
1-Fazer uma lista das atividades do mês, semana e diária.
Ter claro seus objetivos é fundamental para ter clareza do que deve ser realizado. Após essa listagem, coloque a ordem de prioridade de cada tarefa, com datas e quais ações deverá tomar para alcançar seu objetivo. Diariamente faça uma rotina, com suas prioridades e foque nelas. Vale ressaltar aqui que se você tem atividades que depende de horários somente comerciais, não coloque essas atividades em primeiro e sim atividades que depende somente de você. É muito comum as pessoas colocarem ir ao banco as 8:00 da manhã, onde ele geralmente abre somente as 10:00. Assim, se sua rotina começa as 8:00 sem perceber você “já perdeu” 2 horas. Procure assim, fazer algo nessas duas horas e ganhe tempo!!!!
2-Separe o que é urgente e o que é importante no seu dia a dia!!!! É comum as pessoas ficarem confusas nesse item! Assim, vale ressaltar que as tarefas importantes são aquelas que precisamos planejar e pensarmos como devemos executá-las. Já as urgentes são aquelas atividades que nos exige uma execução imediata e rápida. São aquelas que nos exige um prazo mais curto.
3-Manter sua rotina é fundamental para que você consiga manter um padrão de ações de maneira mais automática e seguir um fluxo mais natural. Organize-se para que consiga manter sua rotina.
4-Faça uma atividade de cada vez: É comum realizarmos muitas tarefas ao mesmo tempo e acredito que muitas pessoas consigam fazer isso. Contudo, não podemos nesse caso garantir a qualidade, pois diante de algo mal feito a tarefa deve ser refeita. Assim, quanto mais atividades concluídas, melhor irá gerenciar seu tempo.
5-Utilize ferramentas para te ajudar: Pode ser agenda, celular, computador, lousa, etc. não importa a ferramenta que irá te ajudar, contudo ter em mãos algo que facilite sua visualização e execução de sua tarefas em nível de organização e ação, é de grande valia e eficaz.
6-Coloque nas suas atividades o momento para descansar!
É comum na correria esquecermos de nós mesmos, como não almoçar, descansar, não ter lazer. Talvez para um primeiro momento lhe dê a sensação que deu conta de seus objetivos. Contudo o cansaço além de te atrapalhar na sua produtividade a médio longo prazo, vale ressaltar que se está sem tempo para cuidar de si, significa que não está gerenciando bem seu tempo. Reservar períodos para cuidar de sim, faz parte, é necessário e tem que ser incluído na sua rotina.
7-Aprenda a lidar com as interrupções: Telefonemas, emails,whatssap, etc acontecem no seu dia a dia! Procure reservar um horário de manhã e a tarde para ler e responder. Afinal, se você a todo momento se dedicar a essas interrupções, você perderá seu foco de seus objetivos.
8-Busque empresas experiente que possam te ajudar a realizar seus objetivos, tarefas, dessa maneira você encurta seu processo de aprendizado e realização de suas metas.
9-Invista no seu autoconhecimento: Muitas pessoas sabem o que tem que fazer, contudo, no momento de colocar em prática a procrastinação, a ansiedade, as preocupações, insegurança são mais fortes do que os objetivos. Dessa maneira, saber o que está despertando essas emoções no seu dia a dia, bem como lidar com elas é fundamental para que você desenvolva sua inteligência emocional e alcance suas metas. Busque um profissional de psicologia e coach para ajudar nesse processo.

Acredito que se você colocar em prática essas dicas terá uma melhor administração e gerenciamento só seu tempo. Disciplina, determinação e foco é fundamental para que seu planejamento, listas de tarefas sejam realizadas com sucesso. É um conjunto de ações que facilitará seu dia a dia. Tudo é uma questão de hábito e o resultado será ótimo. Afinal acredito que sua vontade é dar conta de tudo que almeja não é?
Um grande abraço em conte comigo em seu processo de transformação.

Fernanda Farias
Psicologa e Coach.
CRP 06-73870
Há 14 anos ajudando as pessoas nos processo  de transformação, há 5 anos tem um programa que atende pessoas no processo de transição para o Exterior ou retorno ao país de Origem.

Agende sua consulta de Coach Gratuita 11 962304168 Whatsapp

Ou pelo email – contato@fernandafariaspsicologa.com.br
www.psicologafernandafarias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *