fbpx

Deixe o passado de lado, vamos viver o presente?

Em conversas com clientes, familiares e amigos é comum ouvir que pelo menos em algum fator da vida a pessoa fica “presa” ao passado ou algum acontecimento de vida que os impeçam de viver o presente e se desenvolver como todo. O que muitas pessoas não sabem é porque isso acontece e como sair desse ciclo.
Primeiramente é preciso entender que o ser humano tem uma grande necessidade de ter a CERTEZA dos fatos e por mais que esteja na dor, inclusive seja ela no presente, é algo já conhecido, portanto a pessoa se sente mais “segura” .Digo “segura” pois a partir do momento que a pessoa se depara com algo semelhante, ela acredita que viverá a mesma dor, então ela se coloca em estado de alerta e evita o novo momento. Sentir-se assim, faz com que muitas pessoas fiquem presas ao passado.
Todavia, a dor se continuada, nos leva a uma imensa dor profunda que pode nos trazer muitos danos e aquela “ segurança” não existirá.
Muitas pessoas também ficam presas ao passado, pela a maneira que ela lida com os fatos e o significado que dá a eles. Uma pessoa mais sensível e emotiva sua tendência é de se proteger, portanto se paralisa com novos fatos pois não vai querer viver o que já viveu.
Assim, segue algumas dicas para te ajudar a se livrar do passado.

1-Olhe para você e se pergunte qual é o seu objetivo de deixar o seu passado de lado? Deixando o passado de lado, quais serão meus ganhos? O que mudará em minha vida em todos os aspectos? ( relacionamento, dinheiro, trabalho, vida social etc.). Definir o seu propósito/motivo te ajudará a se manter motivado.

2-Invista no seu autoconhecimento. Saber como você lida com suas emoções e qual impacto que elas tem sobre você é fundamental. Quantas vezes você se coloca no mundo de maneira negativa e essa maneira a impede de avançar mais um degrau?
Identificar todas as suas emoções é o primeiro passo para seu processo de transformação, pois poderá a ter a oportunidade de olhar o que acontece consigo e resignificar.

3- Treine sua mente.Nossas emoções são feitas como um músculo, por isso precisa de muito treino. Se você treinar a tristeza ela aumentará, o mesmo acontece com o otimismo. Procure ajuda profissional (coach e psicologia) estamos sempre preparados para ser um agente facilitar ajudar vocês no seu processo de transformação.
Fique perto de pessoas que te tragam boas emergias e palavras positivas.
Reserve um tempo para você, se esforçar para a mudança, não tenha medo e se perceber que está com muita dificuldade.

4-Agradeça e permita-se viver!
Após seguir as dicas acima e conseguir deixar-se de lado o passado que te paralisa, encontre algo motivador que te ajude a fixar-se no presente e se sentir importante. Algo que te deixe feliz e você possa colocar em prática suas habilidades e sua melhor versão. Ao fazer isso você aos poucos começara a perceber que vale a pena investir em novas situações, bem como descobrir sua melhor versão.

Um grande abraço em conte comigo em seu processo de transformação.
Fernanda Farias
Psicologa e Coach.
CRP 06-73870
Há 15 anos ajudando as pessoas nos processo de transformação, há 5 anos tem um programa que atende pessoas no processo de transição para o Exterior ou retorno ao país de Origem.

Agende sua consulta de Coach Gratuita 11 962304168 Whatsapp

Ou pelo email – contato@fernandafariaspsicologa.com.br

www.psicologafernandafarias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *